PDR 2020      Leader      Alentejo 2020      Portugal 2020      Fundo Social Europeu      Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional      Fundo Europeu Agrícola Desenvolvimento Rural

Gastronomia

A cozinha radica a sua qualidade no requinte e apuro da confecção. Tem como base fundamental o pão excelente que acompanha, em saborosa sintonia, a carne de borrego e a do porco. A tudo se junta uma gama criteriosa de temperos: o azeite magnifico, a banha de porco e as ervas aromáticas como a salsa, a hortelã, o poejo, o coentro, o orégão e a hortelã da ribeira.

Desta aparente singeleza de meios, resultam os pratos tradicionais da região como as "migas", a "açorda", o "borrego à pastora", as "lavadas" (sopa fria de tomate pisado), o "gaspacho", as "masmarras" (papa quente de pão e alho), os "grãos com alho e louro", a "surra-burra" (na época da matança do porco), as "caldeiradas de peixe do rio".

Não faltam ainda na região outras especialidades notáveis que aguçam o apetite e também o vinho, de qualidade excepcional.

Das especialidades locais é forçoso salientar o Queijo de Serpa, o Azeite de Moura, o Presunto de Barrancos, o Vinho da Granja, as Passas de Uva da Amareleja, produtos que levam o nome dos locais de origem, e que provêm de matérias-primas de qualidade, transformadas segundo um saber de muitos séculos.

Juntem-se à lista dois produtos naturais de criação espontânea e raro paladar: os espargos e os cogumelos.

Com todos os pratos, com qualquer comida ou simplesmente com pão, vão bem as azeitonas que aqui são esplêndidas nas variadas formas de conserva (inteiras, pisadas, retalhadas).

Como sobremesas, a fruta e os doces. Da fruta há que distinguir o melão, de sabor notável, dada a generosidade do solo e as condições do clima. Entre os doces, distinguem-se os folhados de gila, os tosquiados (de claras de ovo e amêndoa), as "turtas" (recheadas de batata-doce), as queijadas de requeijão.

A compor a carta de iguarias não devem esquecer-se os bons vinhos, de que se distinguem os tintos, encorpados, de cor escura e gosto suave.

Está constituído o quadro que levará o visitante a desfrutar o prazer de bem comer, acto de cultura que aqui se dignifica pela originalidade da confecção e qualidade dos produtos.

Última actualização
Segunda, 2 de Agosto de 2010
A informação desta página foi-lhe útil?
Sim Não