PDR 2020      Leader      Alentejo 2020      Portugal 2020      Fundo Social Europeu      Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional      Fundo Europeu Agrícola Desenvolvimento Rural

Fórum Debate Ensino, formação e investigação 27 de abril de 2023

No âmbito da construção da nova EDL 2023/2027, realizou-se ontem, na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, o primeiro fórum de debate com os atores locais da Margem Esquerda do Guadiana, tendo em vista a elaboração do Diagnóstico Territorial Participativo.

O fórum foi dedicado ao tema Ensino, formação e investigação e contou com a presença do Professor Doutor Luís Capucha (ISCTE), como orador e facilitador do debate, bem como com a diretora da EPDR Serpa, Professora Paula Bento. Nele marcaram presença representantes dos Centros Qualifica, dos agrupamentos de escolas, das Escolas Profissionais, bem como da CIMBAL e do IPBeja. Tendo em conta a temática, e a partir de dados estatísticos tratados para o efeito, desafiámos os participantes a refletir sobre o futuro da educação, da formação e da investigação na MEG, a partir de 4 eixos:

Eixo 1 - Educação e Formação de Adultos em sentido amplo: papel das escolas, dos Centros Qualifica e das associações no combate ao analfabetismo e no acolhimento/capacitação  dos estrangeiros que chegam à nossa sub-região (aprendizagem da língua portuguesa, reconhecimento de títulos académicos);

Eixo 2 - Combate à desertificação: Como fixar na região os nossos jovens que saíram para estudar e que são hoje técnicos altamente qualificados? Como atrair professores jovens que se queiram fixar na MEG? Qual o papel da habitação e da rede de serviços sociais na atração de novos habitantes?

Eixo 3 - Rede escolar – estabelecimentos e oferta formativa: impactes da perda de alunos nos últimos 10 anos na rede de educação e formação de crianças e jovens. Como perspetivar a rede escolar num quadro de  intensa depressão demográfica?

Eixo 4 - Escolas de excelência: Há espaço para pensar numa Escola de Excelência, com forte componente de inovação pedagógica, transformando o problema da rarefação das crianças numa oportunidade? Pode um Centro de Investigação contribuir? Qual a viabilidade?

Os resultados deste e dos restantes debates serão trabalhados e oportunamente divulgados pela Rota do Guadiana.

IMG-20230428-WA0032

IMG-20230428-WA0036

IMG-20230428-WA0047

IMG-20230428-WA0057

IMG-20230428-WA0053

Última actualização
Quinta, 29 de Fevereiro de 2024
A informação desta página foi-lhe útil?
Sim Não