PDR 2020      Leader      Alentejo 2020      Portugal 2020      Fundo Social Europeu      Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional      Fundo Europeu Agrícola Desenvolvimento Rural

Aproveitamento Agrícola

Do ponto de vista agro-florestal, a MEG é dominada pelas culturas arvenses de sequeiro em regime extensivo, mas também pelo olival, que nos últimos anos sofreu um acréscimo significativo. Nas regiões de Pias, no município de Serpa, Amareleja, no de Moura, e Granja, no de Mourão, a vinha ocupa uma posição cimeira, produzindo-se aí vinhos de alta qualidade. Na Silvicultura tem-se também verificado um grande aumento das áreas ocupadas com floresta de Pinheiro manso e Sobreiro.

A Pecuária, é também área de extrema importância, sendo os efectivos constituídos por ovelhas de leite e de carne, suínos da Raça Alentejana, bovinos de raças autóctones vocacionadas para a produção de carne.

Nos terrenos sem aptidão agrícola, a Caça, pela riqueza que gera, é recurso estratégico e com futuro assegurado. A atestar o que aqui se refere, basta mencionar a existência de produtos com denominação DOP - Queijo Serpa, Azeite de Moura, Enchidos de Barrancos, Vinho da Granja.

Última actualização
Segunda, 2 de Agosto de 2010
A informação desta página foi-lhe útil?
Sim Não